Não há justificativa para não ser empático...

       Depois de muito tempo sem escrever nada, hoje eu decidi, mas vou falar com o coração mesmo, como um desabafo, talvez usar minhas experiências para ajudar outras, quem sabe.

    O primeiro passo vai ser definir empatia! Escuto desde o primeiro dia da faculdade: "Empatia é se colocar no lugar do outro". Ou uma outra definição achada na internet: "Identificação de um sujeito com outro; quando alguém, através de suas próprias especulações ou sensações, se coloca no lugar de outra pessoa, tentando entendê-la."



    Quando a gente estuda sobre queixas dos pacientes a gente sempre se pergunta: "Como alguém passa dois meses sentindo uma dor e do nada marca uma consulta no médico?" e aí aprendemos a pesquisar o "estímulo iatrotrópico" que é "o que aconteceu pra finalmente decidir procurar ajuda?". E meu estímulo iatrotrópico pra isso foi o novo vídeo da Bianca Andrade. Escutar uma pessoa dizer que parou de fazer o que mais gosta porque antes ficava feliz com o que escutava e hoje todos os comentários sobre seu trabalho são "você mudou, preferia antes, vocês ficam ricos e param de ser quem eram". GENTE!! Isso mexeu comigo de verdade! Como alguém que só ver a outra por trás de uma tela de celular/computador tem coragem de julgar a outra por causa de algo que ela não faz mais e você gostava? 

        Às vezes é muito fácil mesmo julgar o outro, é muito fácil olhar pra alguém e dizer que essa pessoa está chata hoje, que está mal humorada, que está ficando com raiva por besteira. Porque a parte difícil a gente deixa de lado, perguntar se tá tudo bem, tentar entender o porque de tanta mudança, É TENTAR SE COLOCAR NO LUGAR DO OUTRO!  

      Nossa sociedade hoje em dia exige um sorriso no rosto, exige simpatia 24 horas por dia, exige, exige, exige, mas e por trás da faculdade quem sou eu? Fora do meu namoro, o que eu to passando? Como que tá minha relação com a minha família? E o mais engraçado é quando você explode e diz: "chega, eu não aguento mais, eu não to bem, isso me chateia" a pessoa só lhe dizer "Valha, e como eu vou adivinhar?" É PRA ISSO QUE A EMPATIA SERVE!! PRA VOCÊ NÃO PRECISAR ADIVINHAR NADA!

     Muita coisa que acontece comigo eu guardo a 7 chaves. É assunto meu e de Deus. Pronto, tento superar. Eu não sou obrigada a contar pra ninguém o que tá acontecendo pra daí essa pessoa me tratar bem, porque eu já to mal e não preciso ficar mais mal ainda. VOCÊS TEM NOÇÃO DO QUE É ISSO? A pessoa só vai me tratar bem "pra não me estressar mais?"

       Então, por favor, a partir de hoje, QUEM SOU EU PRA DAR CONSELHOS A ALGUÉM, mas vamos ser mais empáticos!! Vamos tratar o outro bem, porque você não sabe o que ele tá passando e ELE NÃO É OBRIGADO A TE DIZER ISSO PRA SER TRATADO BEM! Vamos a mais um clichê "GENTILEZA GERA GENTILEZA"!! Quem não gosta de ser tratado bem? E se uma pessoa te trata bem e te entende você não vai ter nenhuma razão de tratar essa pessoa mal. Mas vocês entendem que o foco aqui não é esperar algo em troca porque você fez o bem? O foco real é não causar o mal a ninguém!!

       O mundo precisa de mais empatia, e eu também! Você nunca sabe pelo que o outro tá passando.


Autora


Oi! Sou a Andressa, estudante de medicina, altamente cearense, apaixonada por comida, maquiagem e tudo dentro do universo digital! ❤

Welcome

Snap!

Snap!